Tudo sobre a minha viagem a Nîmes

Tudo sobre a minha viagem a Nîmes 



Nîmes é uma cidade francesa da região Occitania no Sul de França.

Está localizada entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas Cévennes.

É conhecida como a Roma francesa pelos seus inúmeros monumentos que datam desde a época do Império Romano.


O meu contacto mais pessoal com esta cidade deveu-se ao facto de uma amiga ter lá estado durante a sua lua-de-mel.

Assim que soube que ia lá em viagem foi uma enorme alegria! As imagens que pesquisei deixavam-me super entusiasmada!

Fiz a viagem de comboio, partido de Barcelona. Uma viagem com paisagens diversas e bonitas, entre o mar e as montanhas.


A arquitectura da cidade é deslumbrante! A arena é de uma imponência indescritível e parece que estamos mesmo num cenário de filme!





As ruelas estreitas são como labirintos que nos levam a pequenas praças onde muitas pessoas (turistas e locais) se juntam em redor das mesas das esplanadas. Há imensos detalhes bonitos e curiosos em cada esquina.




 

  

Como a viagem foi em Maio tive a sorte te apanhar bom tempo e, do pouco tempo que tive, deu para passear um bocadinho no último dia.

 Entrar nos Jardins de la Fontaine, visitar as ruínas do Templo de Diana, foi realmente mágico. Lembro-me de agradecer de coração cheio aquela magia, aquela oportunidade de visitar aquela cidade e locais históricos. 




E foi com essa força que tento recordar Nîmes, pois infelizmente nos dias em que lá estive não achei a cidade muito segura… haviam muitos grupinhos estranhos, se é que me percebem, barulhos e gritos na primeira noite às tantas da madrugada que me deixaram de olho aberto até o meu corpo ceder de cansaço. 

Foi uma experiência tão ambígua que ainda hoje tenho que fazer um esforço para me tentar relembrar da cidade de maneira positiva.

Aconselho vivamente que visitem, mas não o façam sozinhas! No entanto, esta foi a minha experiência e que partilhei com a minha amiga que lá tinha estado, que me confidenciou que não tinha experienciado nada deste género.

Como a mim foi algo que me marcou imenso, não posso deixar de fazer referência à minha experiência menos positiva. O pessoal do hotel também não era muito simpático, o que é sempre um cartão-de-visita meio manchado.


E preparem-se, que fazer refeições veganas em Nîmes não é tarefa fácil!


Dica: supermercados são sempre uma boa opção, fruta, legumes, hummus, pão fresco do dia.

Esporadicamente ainda como queijo e alguma coisa que tenha ovo na sua composição, quando preciso fazer refeições fora, no entanto tento sempre comer totalmente vegan até à última instância.

Em viagem de trabalho nem sempre me é possível, pois não sou eu quem escolhe os locais das refeições, e por vezes nem as mesmas. Quando tenho oportunidade faço referência e peço uma refeição vegan.

Em algumas situações tive que optar por refeições com queijo, não sendo eu a escolher o local da refeição,  tenho que me ajustar, não posso a vida a viajar e a comer pão e cenouras!

Por isso no último dia antes de regressar de comboio para Barcelona para o meu voo de ligação a Lisboa, consegui finalmente ir ao único restaurante vegan em Nîmes! E com a maravilhosa vantagem de ser também bio!


Chama-se Les P’tites Poissons Vert e é um verdadeiro charme!


O ambiente é muito acolhedor, tem boa energia e uma simplicidade tão bonita.
Para pequeno-almoço optei por um sumo do dia, café e um crepe de chocolate. 
Soube-me pela vida, depois da desilusão do pequeno-almoço naquele hotel francês!

Ao almoço, voltei lá, tendo pedido para reservar uma mesa, pois tinha o tempo todo contado para apanhar o comboio.

As refeições de almoço/jantar, se a memória não me trai, visto que já se passou muito tempo, é apenas com o prato do dia.

O almoço do dia era migas à espalhola com chouriço (vegan claro) para entrada, quinoa com legumes e tikkis e a sobremesa era brownie com nozes.


Por ter o tempo contado apenas comi as migas no local, o resto pedi para levar, pois já não tinha tempo. Não é que tenha demorado muitoooo tempo a sair, mas quando temos horários apertados e ainda um bocado para andar até ao hotel e depois até a gare dos comboios, tudo tem que ser controlado ao minuto. 

(Nota à parte: o meu comboio atrasou-se pelo menos 2 horas... E eu pensei: para quê andar à pressa?! Já dizia o grande Eça de Queiroz no livro Os Maias:



"Com efeito, não vale a pena fazer um esforço, correr com ânsia para coisa alguma... 

[...]
 "não vale a pena correr para nada, pois que o destino já está traçado"

(insert a bit of drama here...) 




Bem, continuando... Quando vi que tinham migas no menu fiquei super curiosa para ver e provar. Sendo eu alentejana, migas é um prato de infância que sempre comi. Hoje em dia a minha mãe faz apenas com azeite e alho, tendo veganizado este prato alentejano só para mim!

Estas migas nem de aspecto nem de sabor se igualam às migas alentejanas. 

São diferentes e são igualmente óptimas. Gostei muito da combinação e a laranja dava-lhe um toque delicioso!

Certamente que gostava de saber a receita!

O prato principal como foi takeway acabei por não fotografar no comboio onde fiz a refeição. Mas lembro-me de gostar! E claro sendo a única refeição 100% vegetal, quente, cozinhada com amor, só podia saber assim! Se bem que aquela hora já estava fria... hihi


Em resumo, apesar de todos os desafios ocorridos nesta minha breve passagem por Nîmes a meio de Maio de 2017, estou extremamente grata pela oportunidade de ter visitado esta cidade cheia de história e lugares bonitos, pelas ruelas estreitas e detalhes arquitectónicos que nos transportam para uma época longínqua. Não visitei todos os pontos maravilhosos! Há muito mais para ver!

E foi onde provei o melhor vinho tinto da minha vida! Nem tenho palavras para descrever o sabor e o aroma desta maravilha...!





 Texto e fotos por Meal Meditation

Comentários