Compras sem plástico - Plastic Free July



Desde o princípio do mês que estou a participar no Julho Sem Plástico!

Uma experiência que levo mais a sério no o meu quotidiano.
Tenho tido algumas facilidades, porque já aplicava algumas coisas há uns tempos, mas outras tantas dificuldades, por velhos hábitos que preciso de deixar!


Aqui ficam algumas fotos das compras sem plástico que fiz desde que comecei o desafio e uma das dificuldades que encontrei e que na altura não soube resolver! 

Sim porque todos temos falhas, mas podemos sempre melhorar! Conto contigo para me dares umas dicas para estes contratempos!


Foto 1
 Usar sacos de pano ou reutilizáveis quando fores às compras, mesmo às lojas de roupa que te dão saco de plástico. Recusa! Mesmo que isso cause alguma estranhesa nas pessoas, podes sempre explicar porquê! Inspirar os outros só é possível quando nós somos a mudança que queremos ver no mundo. Comprei 4 peças em 2 lojas diferentes e recusei os sacos de plástico. Foi óptimo chegar a casa com as peças no meu saco de pano. Além de que para mim tem uma vantagem extra é que os sacos de pano não fazem aquele barulho irritante do plástico a roçar um no outro. 
Ecológicos e silencioso, nada como sacos de pano! Um "must have" na tua mala e no carro.


Foto 2
Compras a granel feitas em sacos de papel. Tenho o cuidado de os tratar bem de modo a que possa reutilizá-los, pois o papel sujo não deve ser colocado do Ecoponto Azul, pois vais contaminar o outro, deve ser sempre papel limpo. 
Aproveitei para comprar sacos de pano de algodão bio! Estes são os mais pequenos que via na Miosótis, depois há outros maiores, que são três ao invés de 5. Já tinha comprado os maiores porque me dá jeito para os legumes, frutas, cogumelos. Estes são óptimos para a próxima vez que for comprar frutos secos, quinoa, millet, etc.





Foto 3

Precisava de comprar sal e estava preocupada porque só via sal embalado em plástico. 
Mas não! Há sal avulso também! Fiquei mesmo contente! Coloquei a quantidade pretendida num saco de papel.



Foto 4

Como referi tenho encontrado algumas dificuldades nesta recusa de adquirir plástico, mas mais uma vez creio que tudo parte de estarmos organizados e preparados. Fui às compras ao mercado municipal da minha zona de residência e levei os meus sacos de algodão grandes que comprei na Miosótis, mas não levei nenhum dos pequenos... Se tivesse levado podia ter colocados os mirtilos lá, ou mesmo um saco de papel ou uma caixa de vidro, frasco de vidro. Para a próxima vou fazer melhor!





Foto 5
Há uns tempos que comprei 2 Boc'n'Roll para substituir o plástico, o nocivo papel de alumínio e os guardanapos de papel.
É uma opção resistente que dá para envolver fruta, sandes, legumes etc.
É fácil de lavar e ajusta-se a qualquer formato.
Comprei no site da Pegada Verde.



É verdade...
Tenho percebido que um dos factores essenciais para não usar plástico quando vou às compras, por exemplo, é a organização! Sem isto acabamos por ficar com as opções reduzidas e é mais fácil e cómodo para a pessoa ir tirar um saquinho plástico para pôr as bananas. A sério, precisamos de saco plástico para colocar as bananas? Porque não colocar a etiqueta directamente na casca? O que é cómodo para nós pode ter um enorme impacto negativo em outro lado, tal não é o efeito borboleta em tudo o que fazemos...

Ser consciente das nossas escolhas é a chave! Não há necessidade de usarmos tanto plástico. Ou plástico de todo...
Ir às compras e colocar cada tipo de fruta, legumes, etc em saquinhos de plástico que depois vão para o lixo momentos depois, porque se rasgam facilmente e porque as etiquetas os danificam?
E que impacto é que esses milhões de saquinhos consumidos, por todas as pessoas, tem no Planeta? Com toda a certeza que as crianças de hoje, os adultos de amanhã, terão um pior Ambiente, mais poluído e com menos recursos para viver, o que significa mais doenças e menos qualidade de vida.


Dizer NÃO aos sacos plásticos em qualquer situação. 
Usar os sacos de pano, de renda, de juta, como antigamente. 
Para o pão, para as frutas, legumes, para tudo! 
Comprar mais a granel e menos embalado, descascar mais e desempacotar menos.
Tal como os sacos de plástico há outras pequenas acções conscientes que podemos ter: 
Recusar palhinhas, Copos de plástico, Talheres de plástico, Embalagens take-away, etc.
E aquilo que não conseguirmos evitar que seja reciclado.

As embalagens de plástico não precisam de ser limpas, seria um desperdício de água, outro recurso natural importante, a ser preservado. Apenas precisam de ser colocadas devidamente no Ecoponto Amarelo.

Lembrem-se que os oceanos, os animais, e nós estamos a sofrer com as nossas acções. Sabias que um estudo recente confirmou que existem marcas de sal, 3 em Portugal, onde foram detectados micro-plásticos? Ou seja, andamos a comer plástico, e o plástico é um derivado do petróleo… 
Acho que compreendes a onde quero chegar!

As tuas acções, as tuas escolhas são importantes. Tu és importante!
Sê consciente disso e liberta-te de velhos hábitos, confortos e comodidades nocivas.


Vais à praia este Verão? Então faz a contagem de todas as embalagens e outros lixos que encontras desde o momento em que sais do carro e vais até ao sítio onde colocas a toalha. O mesmo enquanto vais à beira mar e dás uma caminhada pela areia. 
Ah, podes sempre apanhar e colocar no cesto do lixo! 
Não custa nada ajudar, e não é porque os outros não fazem, ou porque não foste tu a deitar para o chão que te é indiferente. Tu estás a ver, sabes que é errado, porque não tomas TU a atitude correcta? Não sejas "Maria que vai com as outras", sê TU, consciente das tuas escolhas, se queres ser alguma coisa que sejas uma Boa Pessoa!

Aproveita que a mudança é uma decisão só nossa, de mais ninguém!
Liberta-te! 

E por ai que dicas tens para teres uma vida sem plástico? 
Deixa o teu comentário! 



E neste sentido é natural que vá ao 1º evento de Desperdício Zero em Portugal! No dia 15 de Julho, em Palmela na Biovilla.

Para saberes mais consulta a página do evento.



💚💚💚


Comentários