Balanço do desafio Plastic Free July

E hoje termina o desafio de Julho Sem Plástico!


Aprendi muita coisa e sobretudo ganhei mais consciência em relação ao plástico. 

Vou levar este desafio para a vida e melhorar,  seguindo os 5 “erres” que abaixo menciono, sendo uma das ferramentas para caminhar para uma vida de desperdício zero.

 

Uma coisa simples que alterei foi a garrafa de água no trabalho. Já tinha deixado de usar os malditos copos plástico, que por vezes acumulava 2 ou 3 por dia!!! 

Passei para a garrafa de água que reutilizei de um chá.
Mas depois de começar o desafio e realmente perceber os malefícios de reutilizar garrafas de plástico... Sabia que tinha que fazer algo  u r g e n t e m e n t e!

Os copos de plástico era algo que me estava a incomodar muito antes deste desafio ter surgido e de ter vindo despertar esta consciência de que posso fazer muito melhor, posso sim reduzir o meu consumo destas comodidades fúteis e nocivas, que nos habituamos por preguiça, ignorância do impacto das nossas escolhas.

Assim como os sacos de plástico nos supermercados. Já tinha reduzido, mas mesmo assim...


"Oh esqueci-me do meu saco de pano..." vezes e vezes sem conta... o que me levava a um consumo estúpido de sacos de plástico!
Mais uma atitude minha que me começou a incomodar! Tenho que alterar este comportamento, não está correcto, posso fazer melhor sendo mais organizada, poupar e ter atitudes conscientes e benéficas. E assim fiz! 

Organizo-me sempre que vou comprar alguma coisa, recuso os sacos e utilizo os meus.


Quando por ventura me falha e não tenho os meus sacos de pano tamanho pequeno, par a fruta e legumes, compro só o que preciso para aquele dia e outro e etiqueto tudo individualmente. Depois junto tudo com cuidado no único saco de pano que tenho.


Sabias que nos últimos 13 anos foi o período em que houve a maior produção e consumo de plástico na Terra desde o seu aparecimento em 1907. Dá que pensar não é?

O plástico é usado sobretudo e massivamente em garrafas, garrafões, bandejas de alimentos, folhas rígidas usadas para embalagem, isolamento eléctrico, tubos de irrigação rolhas, isolamento de fio, sacos de lixo, sacos de supermercado, sacos de armazenamento de alimentos…

O plástico acaba sendo depositado nos Oceanos tendo um impacto nefasto em toda a Vida marítima e não só, porque a reciclagem não chega a todo o lado. Há países onde não existe! 

A maioria dos plásticos não é biodegradável, fica no nosso planeta por centenas de anos.
O plástico é todo tóxico, uns mais do que outros.

Há imensos materiais que podem substituir o consumo de plástico: vidro, cerâmica, inox, madeira...

A reciclagem não é solução: a redução do consumo de plástico é fundamental para travar este enorme problema.


Dicas para reduzir o lixo/plástico – os 5 R “Erres”


Recusar - Recusar aquilo que não necessitamos
Reduzir - Reduzir o que necessitamos
Reutilizar - Reutilizar aquilo que consumimos
Reciclagem - Reciclar aquilo que não conseguimos recusar, reduzir ou reutilizar. Se tiver de adquirir um produto novo, escolha vidro, metal ou cartão. Evite plástico
Rot - Fazer compostagem


Cada pessoa faz a diferença.

Deixar de usar os sacos para colocar as frutas, legumes etc. que estão nos supermercados, levando os nossos sacos de pano; o mesmo para quando se compra o pão.

Para aqueles que ainda ingerem carne/peixe/marisco podem optar por levar uma “tupperware” de casa e pedir para colocarem lá.




Optar por produtos ecológicos/biológicos/comprar a pequenos produtores a granel, usando os nossos recipientes de vidro para armazenar logo no acto da compra.  
Aqueles que reutilizamos do grão, feijão, compotas, etc. 



Além de não haver plástico, produção de lixo envolvido, é tão mais prático quando é para organizar o armário/ dispensa! 



((Imagem  via pinterest))


Se abrirmos os armários onde guardamos as embalagens, quantos de nós não têm ainda embalagens e plásticos? 

Atreves-te a contar? 

Quantas vezes já te aconteceu teres bichinhos e ou embalagens rotas que te sujam as prateleiras e que é uma chatice limpar aquilo tudo? 


Por isso é sem dúvida uma opção super vantajosa. Creio que só quando realmente percebemos a vantagem de mudar, quer na nossa gestão de tempo, quer na nossa carteira, quer na libertação que isso nos dá, é que mudamos, aos poucos, mas alteramos comportamentos inconscientes e negativos.


Outro exemplo cómodo, mas altamente nocivo: olhem para as etiquetas dos ingredientes dos pães que se compra num supermercado? Vale a pena comprar aquele produto que só tem químicos e vem em plástico?

As padarias tradicionais têm melhor pão e podem comprá-lo sem usar sacos de plástico!

O segredo está na organização como já mencionei aqui.


Em Lisboa há a loja Maria Granel, no Porto a Toca do Granel entre outras opções mais conscientes e amigas do ambiente e da nossa saúde. Há em outros sítios, basta pesquisar.

Nest seguimento e como cereja no topo do bolo, como não pude ir ao evento Desperdício Zero na Biovilla em Palmela, fui até à Maria Granel, em Alvalade/Lisboa, par a última conversa das rubricas Quintas da Maria, no dia 20 de Julho para ouvir a Ana Milhazes Martins (Ana Go Slowly) , a embaixadora do movimento Zero Waste Portugal falar sobre este assunto! 




É sempre um prazer voltar à Maria Granel porque não só pela beleza da loja, conceito, mas pela simpatia com que somos recebidas e pela inspiração que de lá trazemos.







Durante este mês de consciencialização nem tudo foi fácil, ainda adquiri coisas que vinham embaladas em plástico, mas também ganhei consciência que em tantas outras posso dizer não quero o saco quando me oferecem, dizem "é grátis, este não paga". Continuo com a questão da água engarrafada, porque não consigo "matar a sede" com a água da torneira. Opto por enquanto por comprar garrafões e uma ou outra garrafa de vidro. Não é de todo sustentável, mas estou a fazer o melhor que consigo agora. 

Ah! Lembrem-se que as palhinhas de plástico são uma criação nefasta. Ao contrário do que se pensa, e eu também pensava assim até há 1 mês atrás, as palhinhas não são recicláveis, e são feitas de um material que vai durar para sempre no nosso Planeta.
Assim como as escovas de dentes. Há opções de bambu e madeira completamente biodegradáveis!


As coisas devem ser feitas com calma e com um passo de cada vez.
Ter esta consciência de que é preciso sermos donos das nossas acções e responsáveis pelo impacto que têm levam-nos a adoptar um passo mais positivo a cada dia.


Muitas destes passos, como usar sacos de pano, mexer o sumo com uma colher ao invés da palhinha, reutilizar frascos de vidro, etc. já eram feitos pelos nossos avós.

Quem não se lembra dos sacos de pano ou renda para o pão e afins na casa das nossas avós, bordados à mão, lindos e duráveis?

O que nos impede de aprender com as coisas que víamos na nossa infância?


Para terminar deixo-vos aqui o link do blog da Ana Go Slowly, que tanto inspira nesta caminhada de Desperdício Zero, viver a vida mais lentamente, mais consciente, mais minimalista saudável e feliz.




Sejam conscientes, sejam felizes!

Comentários