La Besnéta e outras curiosidades em Barcelona

La Besnéta

e outras curiosidades em Barcelona


Um presente do destino levou-me a uma passagem furacão por Barcelona, a meio de Maio.

Tinha cerca de 3 horas para lá estar até seguir para o meu destino final, em França. Falarei desse assunto num outro post.

Aqui o que interessa é mesmo Barcelona. As 3 horas que lá estive fizeram-me querer voltar e muito.
O ritualismo é sempre o mesmo: pesquisar locais vegan para comer e comprar para a viagem. É certinho, tem que ser!

Já tinha ouvido falar que Barcelona é muito vegan-friendly. Na zona do Bairro Gótico foi onde mais locais vegan apareceram na pesquisa. Uso sempre o HappyCow como 1ª fonte de busca e depois o Google Maps para me situar no espaço, tomar nota do nome das ruas e pontos de referência.

Parece infalível. Mas não é. Acabo sempre por me perder entre ruas e ruelas, mas isto leva-me a descobrir coisas incríveis. No entanto, não gosto de sair assim sem referências, mas não me importo de não ter um grande plano.

Como o tempo era escasso decidi escolher um monumento para olhar de perto e um sítio mais ou menos perto onde pudesse comer sem preocupações (leia-se vegan).


Escolhi olhar a emblemática e preciosa Sagrada Familia do Gaudí; uma incrível história e arquitectura que combina dois estilo arquitectónicos que gosto muito Gótico e Art Nouveau. 


O taxista que me transportou até lá resumiu a história numa grande simplicidade: a sua construção foi muito lenta pois era subsidiada através de doações particulares, depois foi interrompida aquando da Guerra Cívil Espanhola. 

Actualmente as obras prosseguem muito graças à quantidade de turistas que atrai e aos 14 euros de preço de entrada. Pelo relato do taxista lá para 2030 estará tudo terminado.



Aproveito para relatar uma outra conversa com o taxista antes de chegarmos a Sagrada Familia, passando por uma “praça de touros” perguntei-lhe o que se passava ali, pois numa outra anterior pareceu-me que estava convertida num centro comercial ou algo assim parecido. Ele disse-me que agora não se passava nada, que estava fechada porque as pessoas tinham começado a dizer que o que se fazia lá dentro com os touros era cruel e não estava correcto o sofrimento dos animais. Fiquei maravilhada com a força que as pessoas têm para mudar as mentalidades sobre as barbaridades que ainda hoje se querem perpetuar usando argumentos completamente ridículos e desfasados da realidade. Esta notícia deu-me um novo encanto sobre a cidade e sobre a força das pessoas que activamente fazem ouvir aqueles que não têm voz como a nossa.

Depois de olhar o monumento de trás para a frente segui caminho na busca da La Besnéta. Foi este o sítio vegan que seleccionei para conhecer e me banquetear.

Não foi fácil dar com o sítio! Perdi-me não sei quantas vezes, mesmo usando o Google maps… mas como já tinha referido isto dá em descobertas! 

E foi assim que os meus olhos pousaram no letreiro Ecocentre – Supermercats Vegan & Bio. 
Todos os meus sininhos mentais tocaram *PARADISE!!!* 


Tudo o que tinha pedido estava mesmo à minha frente!

Entrei na loja que só pela montra me tinha entusiasmo! Tinha tudo o que se pode querer! 

A menina que me atendeu foi super simpática, deu-me dicas de como chegar à La Besnéta, disse-me outros sítios vegan que estavam nas imediações, etc!

Partilho convosco algumas fotos que tirei e o vídeo à socapa que fiz, pois nunca sei se são receptivos a estas coisas mesmo que as nossas intenções sejam boas, como a de partilhar e divulgar o espaço e a missão que têm.

Depois de me sentir já satisfeita, segui para encontrar a Pastelaria La Besnéta.

Não foi fácil. Estava perdida apesar das referências que me tinham dado. 

Estava cansada de andar de malas atrás e o melhor que fiz foi ir de táxi.

E assim cheguei! E todo o trabalho que me deu a ir lá valeu a pena!

Para além de amorosa em termos visuais, os bolos, sobremesas, sumos, etc , tudo tinha um aspecto de fazer crescer água na boca!


Não sabia o que escolher, mas lá me decidi por um mega muffin de laranja, um sumo verde e uma sobremesa de limão (que maravilha)! A única coisa que naquele momento senti falta foi mesmo de uma mesa para me sentar e ali deliciar-me com as iguarias daquelas pastelarias vegan. 

Foi simplesmente grab and go. 
E eu estava cansada, muito cansada, mas lá me resignei e desci rua abaixo. Até encontrar o próximo táxi para me levar à estação Barcelona Sants, encontrei outras lojas super giras e interessantes. Uma delas onde finalmente pude comprar a estátua de Shiva, uma loja pequenina de uma senhora Nepalesa. Ainda encontrei uma mercearia que tinha sandes vegan que comprei para a viagem ainda de 3h30 de comboio que se avizinhava.

Fiquei surpreendida com Barcelona, com os catalães, e a energia da cidade. Os taxistas que apanhei era todos 5 estrelas, nunca cobraram nem pediram mais pelo serviço e recusaram-se a aceitar. O que estava no taxímetro era o que saia na factura/talão e era isso que se pagava. As pessoas das lojas onde entrei eram afáveis e gostavam de ajudar, especialmente menina do Ecocentre, incansável, mesmo! Sei que foram só umas 3 horas, mas não se costuma dizer que a primeira impressão é marcante?




Barcelona espero 
rever-te em breve!

E vocês?  Como se preparam para as viagens? Fazem pesquisas, qual o vosso método, plano e dicas?
Ou não fazem rigorosamente nada e vão à descoberta?




Se forem a Barcelona experimente a La Besnéta! Os preços são acessíveis! O muffin foi 1,80, o sumo 3 e a sobremesa 4.

Partilhem as vossas experiencias e dicas aqui nos comentários! Adorava ler!



Grata!


A loja com a temática da Frida Kahlo era linda!

Comentários

Tania Fonseca disse…
Os taxistas em barcelona são como os motoristas da uber cá. Por isso não há uber lá. Para a próxima experimento esses sítios! Obrigada
Meal Meditation disse…
Olá Tânia, obrigada pelo teu comentário! Sim! Se puderes vai lá! Espero que gostes, eu adorava lá voltar, a esse e aos outros que não consegui ir. :)