Gelados Artesanais Amorino VEGAN

Gelados Artesanais Amorino VEGAN


O Verão deixou de ser tão amargo e quente com a descoberta de que a Gelataria Artesanal AMORINO tem gelados vegan!!! 

Existem 2 gelatarias Amorino em Lisboa; uma em plena Rua Augusta e a outra na Rua Garrett; são relativamente próximas. Visitei a da Rua Augusta. É um espaço com uma decoração bonita e acolhedora.





Fora da capital existe uma no Porto (Santa Catarina) e rumo a Sul podem encontrar em Vilamoura.

A gelataria não é exclusivamente Vegan, mas oferece cerca de 10 variedades vegan (sendo duas destas biológicas também). 

Todos os sabores vegan e bio estão assinalados com os respectivos selos, por isso não há nada que enganar, basta olhar para a vitrina e seguir os símbolos: 




A minha escolha recaiu por um copo médio com 4 sabores. 

A menina que me atendeu perguntou quantos sabores queria no copo médio, por isso se quiserem experimentar mais de 4 neste copo (4,50 euros) creio que seja possível. 

No entanto achei que esta era a escolha certa porque assim ficava com uma bela e satisfatória porção dos sabores que escolhi.

Há a opção de escolherem o cone, mas não sei se o cone é vegan… por isso se estiverem a pensar em escolher o cone perguntem primeiro!


Optei por estes sabores:

Chocolate Orgânico (vegan e bio)
Manga Alphonso (vegan)
Lima e Manjericão (vegan)
Pistácio Mawardi (vegan)



Digam lá quem não tem um aspecto de cair em tentação?!

São todos uma delícia! Fiquei agradavelmente surpreendida com o de Chocolate Orgânico (para quem me conhece sabe que eu não sou uma pessoa fã de chocolate) e com o de Manga! O de manga é assim um nível totalmente diferente! Esses gelados de manga que se comem por ai das marcas que nos acompanham deste a infância… esqueçam! São duas realidades totalmente diferentes, uma é natural e sem produtos de origem animal e outros produtos manhosos e a outra realidade é assim… artificial e cruel…

Cada um opta por aquilo que acha melhor para si!

O de Lima e Manjericão é o menos cremoso dos sabores que escolhi, mas é super suave e refrescante. Óptimo para saborear entre os outros sabores, pois parece que limpa o palato e nos prepara para uma nova vaga de sabores gulosos!

E por último o de Pistácio, era o que mais curiosidade me dava e foi aquele que menos me seduziu. 

É engraçado, como aquilo que às vezes mais desejamos quando chega parece que não nos satisfaz assim tanto. 
Quer seja com a comida, quer seja com qualquer outro aspecto da nossa vida. Podemos aprender com tudo e tirar pequenas lições de vida. O desejar as coisas é uma prisão, somos escravos de coisas que nunca serão como nós as idealizámos, por esse motivo mesmo, são apenas uma construção da nossa mente. Quando a vida nos bate à porta e nos dá aquilo que realmente nos fará bem, mesmo que ao início achemos que é algo negativo e ruim, rejeitamos, por que não foi isto que pedi, porque eu não querias as coisas assim… A aceitação das coisas tal como elas são e o não apego e idealização são algo a cultivar, assim como a paciência!


Bem, divagação à parte e voltando ao gelado de Pistácio e às minhas expectativas usurpadas, creio que isto apenas se passou porque o meu palato não estava familiarizado com o sabor natural de um gelado de pistácio. Tal como o de manga, que sendo mais doce mais facilmente se aceita. 
Os gelados de pistácios que andam por ai têm na sua composição uma ínfima percentagem de pistácio, a adição de açúcares, aromatizantes, leites e outras gorduras que criam falsamente um sabor que vamos ganhando o hábito de gostar. Depois quando nos apresentam o sabor real das coisas estranhamos.

Por isso, este sabor será um daqueles que vou repetir sem dúvida, pois tal dizia o Grande Mestre Fernando Pessoa “primeiro estranha-se depois entranha-se”.


Os sabores que ficaram por provar são:

Frutos cítricos sicilianos e orgânicos (vegan e bio)
Morango Camarosa (vegan – não contem corantes nem aromatizantes artificiais)
Limão Femminello
Framboesas Héritage
Maracujá
Banana


E assim o Verão de 2016 tornou-se um pouco menos amargo e mais refrescante!



Podem saber mais informações sobre a localização das lojas, etc em:





Nota: este post não é de forma alguma patrocinado! Fui tudo pago do meu bolso! Não ganho absolutamente nada em partilhar a minha opinião e fazer divulgação da marca. A minha partilha tem apenas e só intuito de dar a conhecer àqueles que querem experimentar e quiçá optar para sempre por gelados sem crueldade (ou seja em leite, nem outros ingredientes de origem animal!).

Comentários