Ano Novo, e agora?


A energia que nos chega com o início de um novo ano é uma força motivadora e transformadora!
No entanto, é comum que com o passar dos primeiros meses aquelas ideias e frases ditas que são decerto modo um cliché: "Este ano é que vai ser!"; "Vou ser melhor"; "Que este novo ano seja bom para mim!", Não passem apenas de ideias que não tiveram grande impacto real no nosso dia-a-dia nem no decorrer do ano inteiro.

Venho-te trazer uma perspectiva diferente que realmente pode efectivar o empenho dessa tua energia.

Reflecte um pouco nesta lengalenga de que é este ano que vai ser. Mas vai ser o quê? Vais ser melhor porquê e como? Como é que o ano pode ser bom para ti se tu não fores bom nesse ano?

Estamos sempre a pedir, mas raramente a dar. 

Uma ferramenta fundamental nas nossas vidas é ser-se grato, dar valor ao que conseguimos alcançar até agora. Experimenta fazer uma verdadeira retrospectiva das áreas principais da tua vida (Saúde e Bem-estar; Relações; Trabalho e Finanças; Desenvolvimento Pessoal, Experiências e Desafios). Classifica de 1 a 5 (sendo o 1 muito insatisfatório e o 5 satisfatório). No final podes reflectir de como é que sentes com a avaliação que realmente destes e como é que te sentirias com aquela que gostarias de ter.

É normal que encontres um "gap" entre a realidade e a expectativa. No entanto, lembra-te que é nesse espaço entre a realidade e o sonho que reside a verdadeira terra fértil para alcançares a vida dos teus sonhos, aquela que queres que seja realizada, materializada e te sirva no teu propósito.

Escreve no caderno, será o teu diário de compromisso contigo mesma. O que escrevemos à mão tem uma magia e um poder imprescindível na nossa mente. Transporta-o contigo, será o teu motivador, aquilo que te fará lembrar do que já tens e seres verdadeiramente grata com isso e também daquilo que tu queres, dos teus pequenos compromisso diários, semanais para que tu faças acontecer aquilo que desejas!

Podes utilizar as áreas da vida acima descritas para delineares 3 objectivos chaves para cada um delas. Poderás depois traçar um pequeno plano diário para atingires esses objectivos.

Exemplo: 

Área  - Saúde e Bem-estar:

1) Quero alimentar melhor o meu corpo, ter uma alimentação mais limpa, sem processados
2)     Quero ter um corpo com mais energia, mais atlético, mais forte
3)     Quero relaxar mais, deixar a ansiedade e negativismo para trás

É super importante responder depois a esta questão: PORQUÊ? Porque é que eu quero isto? Que benefícios são que isto me vai trazer? Como é que eu me vou sentir quando alcançar este objectivo?

Tudo tem que ser feito partindo da positividade, do amor-próprio, da consciência da importância que nós temos e da nossa natureza única. Cada um de nós é belo, importante e imprescindível para esta vida. Sê tu mesma/o, todas as outras pessoas já existem.

Para facilitar esta caminhada de encontro à concretização do teu objectivo aconselho a dívidas esses objectivos em acções que só tu podes realizar, lembra-te que os sonhos e objectivos são teus, a responsabilidade de os materializares depende de ti. Tens que colocar objectivos desafiantes, mas concretizáveis.

Continuando no exemplo:

1)     Quero alimentar melhor o meu corpo - escolher alimentos mais naturais, descascar mais desembalar menos, optar por alimentos de cada época, abraçar o desafio Meatless Mondays ou Segundas-feiras Sem Carne (mais info aqui: (http://www.meatlessmonday.com/ - sugestões de menu/receitas em português aqui: https://www.madebychoices.pt/vegetariano-101/2as-feiras-sem-carne/menus/); comer menos processados, optar por pão mais integral, estar atento a produtos alimentares com ingredientes estranhos com nomes nada naturais e usar o poder de dizer não, porque não te vai ajudar no teu propósito número 2 de um corpo mais energético, feliz e saudável!

2)     Cumprir a tarefa 1) e optar por fazer caminhadas, correr num jardim perto de casa, fazer exercícios em casa com ajuda de vídeos disponibilizados no youtube, marcar na agenda 2 ou 3 dias em que te dedicas 30 minutos pelo menos para isso, porque isso vai ajudar-te ao alcançar o teu objectivo. Farás isso porque gostas de ti e gostas de te sentir bem e com energia, forte e saudável. És tu, um estilo de vida que está ao alcance da mudança do teu mindset, do teu estado mental, da tua coragem para enfrentares os teus próprios medos e hábitos. Desafia-te! Se fizermos sempre o mesmo qual será o resultado? Será sempre o mesmo! Se não acreditares e estiveres disposta/o a fazer, independentemente do trabalho que dê ou te pareça dar, nunca sairás desse estado em que estás. Queres ficar aí?


3)     Relaxar, viver menos ansiosa/a, estar mais feliz – reconhecer o que te deixa no estado de alerta, ansiosa/o, stressada e triste é o primeiro passo. Reconhecer aquilo que não nos está a fazer bem, que nos está a impedir de alcançar o nosso potencial máximo elevar-te à para o segundo nível. Este consiste em compreender o que é que nos causa esse sentimento, essa impotência, esse medo. Exemplo: sinto-me ansiosa/o sempre que tenho um compromisso importante, uma avaliação, uma entrevista, quando sou colocada de parte, quando tenho que fazer algo que não gosto.


Após compreenderes qual a fonte, a origem, a causa desse desconforto, lembra-te que tudo muda, tudo é passível de se transformar. A transformação ocorre sempre em nós, não no exterior. Quem é que sente essa ansiedade, que é que tem esse medo, esse desconforto? És tu. 

Aí reside um poder mágico, o poder de mudares a maneira como pensas e ages perante aquilo que te parece um terrível obstáculo. Talvez fazer uma prática de desporto te ajude, quiçá iniciares ioga e meditação. Ou simplesmente, põe o teu batom preferido, dança ao som daquelas músicas que tanto gostas no final do teu dia, rodeia-te de cristais se te atraem, escreve as tuas intenções num caderno bonito, pega na tua bicicleta e explora novos caminhos.

Mas sobretudo lembra-te que o stress em demasia é extremamente nocivo e inibe-te te alcançar o teu potencial. Cada obstáculo trás consigo uma lição, a magia da mudança é essa mesma, não ficamos cristalizados, parados, sem evoluir. A nossa natureza é de mudança, compreender isto e abrir a mão de controlos que não existem é abraçar cada oportunidade com o espírito aberto, confiantes e flexíveis.


Eu já fiz a minha própria reflexão, identifiquei as áreas a desenvolver, que precisam da minha urgente atenção, reconhecendo que eu sou a chave para a realização dos meus sonhos. Compreendi que não existem fórmulas mágicas, instantâneas e fáceis, porque se as houvesse, devido à natureza da impermanência inerente à vida, também não seriam realizações mais duráveis. Aceitar o desafio de ter nas minhas mãos a responsabilidade da minha vida. Sinto-me mais leve por ser responsável por mim, porque estou disposta a evoluir independemente do tempo e do esforço necessário. A vida faz-se caminhando...






Comentários