Anethum graveolens

Anethum graveolens 

A minha erva aromática preferida de 2017


Anethum graveolens, conhecido como aneto ou endro (dill em inglês) é a erva aromática que se tornou definitivamente a minha favorita para usar nos cozinhados o ano passado.

Gosto tanto dela que foi a erva escolhida para fazer parte do novo logo do blog! Gostam?

Não sendo uma erva aromática típica da nossa cultura gastronómica, conhecia-a através de uma amiga lituana, que a utiliza muitas vezes nos seus cozinhados.

De aspecto delicado e muito bonito, tem um aroma e sabor único e forte. É muito utilizada nos países a norte da Europa, do Báltico, Rússia e Finlândia, sendo por vezes complicado encontrá-la à venda, no seu estado fresco, pelo menos por Lisboa.

Em mercados biológicos será uma tarefa um pouco mais facilitada. No entanto, se for seca e já um pouco moída podemos comprá-la em marcas da especialidade em especiarias e ervas aromáticas. 

No entanto, o seu sabor fica atenuado, ao contrário do seu uso enquanto erva fresca.
Para mim foi a erva rainha de 2017 e certamente que continuará a ser.

O aneto é uma erva anual da família do aipo, salsa, coentros entre outros. É comummente encontrada da Eurásia e utilizada para condimentar /temperar os alimentos.

Cresce entre 40 a 60 cm e suas hastes são delgadas e de folhas alternadas finamente divididas, suaves e delicadas.


É uma excelente opção para sopas, peixe, iogurtes e “sour creams”.

Do mesmo modo, é amplamente usada no Verão como topping de batatas cozidas com manteiga (batatas novas). É igualmente uma excelente opção para fazer manteiga de aneto.


Tanto as folhas como a semente são usadas em vários pratos, inclusive o Médio Oriente onde as sementes são usadas para condimentar pratos frios e pickles.


Que benefícios nos oferece, para além de um sabor único e especial?

Estava erva ajuda na digestão, em casos de azia, é diurética, depurativa, calmante, anti-inflamatória, ajuda com os gases, etc.

É uma fonte natural de manganês, ferro e magnésio.
Como todas as ervas, pode ter efeitos colaterais ou provocar reacções alérgicas. Por isso devem estar sempre atentos a alguma reacção que façam caso a consumam. Principalmente, crianças e grávidas ou em amamentação. Informem-se!

Em que cozinhados uso o aneto?

Gosto de adicionar ao tofu mexido, para aromatizar maionese com um pouco de sal e pimenta, polvilhar um pouco as pizzas, para condimentar cogumelos, etc.


E para vocês qual é a erva aromática que não pode faltar na vossa cozinha?




Comentários

uva trincada disse…
oregãos e coentros!! :) sem dúvida os meus favoritos.