Plastic Free July / Julho Sem Plástico - 2017



Olá Julho!


“O que impede de saber não são nem o tempo nem a inteligência, mas somente a falta de curiosidade."


Agostinho da Silva


E com esta frase comecei Julho, seguindo a linha motivacional iniciada em Junho!

Saber escutar o nosso corpo de forma consciente, um desafio aceite com a leitura qua estou actualmente a fazer do livro “Escuta o teu corpo” da Francisca Guimarães (Miss Kale). 

Desafio que já vem sendo nutriudo há muito pela inspiração recebida através da Inês Pimentel do Be Natural with Inês, da Joana Limão (Lemonaid), da Vânia do Made by Choices, da Ana do Ana Go Slowly e de outras pessoas inspiradoras com quem posso aprender e outras tantas que posso partilhar e dar aquilo que vou aprendendo.

Este mês continuarei o desafio de escutar o meu corpo, escutar a minha mente e escutar o meu coração. Ter curiosidade sobre mim. Desligar do mundo e focar-me em mim.

Já dizia Gandhi para sermos a mudança que gostaríamos de ver no mundo. E a mudança começa sempre dentro de nós, do interior para o exterior.

Não tenho data limite, não se trata de ter prazo para atingir um objectivo e depois de cumprido deixá-lo. Não vou criar uma ideia fixa, porque tudo é mutável, quero simplesmente estar consciente do que se passa em mim em cada momento do Presente, e aceitar as flutuações da Vida. 
É um caminho, e o “caminho faz-se caminhando”, como diz Pessoa.


 Para celebrar e aprofundar o meu Caminho decidi participar activamente no Julho Sem PlásticoPlastic Free July, divulgado na página Zero Waste Portugal
Durante este mês propus-me a:

Não comprar, nem aceitar nada de plástico

  • garrafas,
  • palhinhas,
  • sacos,
  • embalagens take-away,
  • copos,
  • talheres



Já percebi que vai ser um desafio pois vou ter que contornar a questão das garrafas de água. Não consigo beber água da torneira! Por isso já o desafio vai ser interessante!


O que me proponho a desenvolver e a manter durante e depois deste desafio:

  • Ter SEMPRE sacos de pano na mala para as compras (confesso que há ainda muitas vezes em que me esqueço…)
  • Comprar mais a granel
  • Recusar SEMPRE as palhinhas e outros utensílios de uso único
  • Não comprar nenhum artigo de higiene que contenha micro-plástico
  • Começar a usar os sacos de pano para as compras das frutas e legumes.
  • Começar a planear as compras a granel de modo a levar comigo os frascos de vidro.
  • Substituir alguns utensílios que já tenho de plástico por outros que sejam sustentáveis (long term)
  • Alternativa "on budget" para as garrafas de plástico de água engarrafada... (sugestões, anyone...?!)


Este desafio será feito com um todo, onde quer que esteja!


Vou divulgando os meus progressos, constrangimentos e dificuldades deste desafio na página do Meal Meditation no Facebook.

Passem por lá e partilhem comigo aquilo que vocês já fazem, quais as vossas dificuldades e truques e dicas para uma vida com Desperdício Zero!


E por ai, alguém vai aderir?

Participem! Divulguem! 
Pela sustentabilidade da Vida do Planeta, as Pessoas e dos Animais!


Comentários