Mousse de Chocolate Vegan

Mousse de Chocolate Vegan
Só com 2 ingredientes!


É verdade, se contarmos esta receita, poucos serão aqueles a acreditar e mais aqueles que vão torcer o nariz!

Mas se a fizermos e a dermos a provar, acho que todos ficam convencidos!

Pelo menos fiz a experiência e o resultado foi positivo!

Esta mousse de chocolate é mesmo surpreendente! Com apenas 2 ingredientes 100% vegetais conseguimos uma mousse super fofa, deliciosa e com a consistência daquela que incorpora produtos de origem animal…

Precisamos apenas de 1 tablete de chocolate negro (sem ingredientes de origem animal) e 150gr da água de cozer o grão-de-bico. Sim, isso mesmo que leram.

Inspirada na receita da Vânia do blog Made By Choices, decidi arriscar e coloca-la em prática, já que tinha um excelente motivo, o 64º aniversário do meu Pai!

A explicação dada pela Vânia é muito esclarecedora e vale a pena lerem! E como sempre, o blog Made by Choices tem um vídeo giro e simples com a receita!

Depois de pesquisar onde podia comprar uma tablete de chocolate que não tivesse nenhum ingrediente de origem animal (soro de leite, leite em pó, etc – para que é que põem estas coisas?!), lá encontrei o chocolate negro adoçado com stevia da marca Continente (quando repetir esta receita em Lisboa irei procurar outro chocolate, mas pelo Alentejo foi este o melhor que encontrei...).



E como o tempo era escasso optei por usar a água do grão-de-bico já enlatado. Deixei de um dia para o outro a lata de grão ainda fechada dentro do frigorífico para quando fosse bater a àgua estar fria, ajudando ao processo de as transformar em "castelo".

Basicamente, escorri para um recipiente a água que vem na lata do grão e bati até ficarem como “claras em castelo”. 

A tablete de chocolate foi derretida em banho-maria. 

Depois incorporei um pouco da aquafaba, é este o nome técnico, no chocolate. Em seguida foi só verter para o recipiente onde estava a aquafaba  e incorporar lenta e pacientemente.


Após estar tudo muito bem envolvido transferi para pequenas tacinhas de vidro e levei ao frigórico. 

Passadas umas 3 horas já estava com uma boa consistência, mas só foram devoradas no dia seguinte à hora do almoço. 

Como topping usei noz moída e pedacinhos de amêndoa, avelã e caju.

Experimentem!




Receita e explicações no Made By Choices:

Comentários