Folhado de Cogumelos

Folhado de Cogumelos - Vegetariano (estrito)



Como tinha ficado prometido na página do facebook, aqui segue a receita do folhado vegetariano.
É vegetariano estrito e não intitulado de vegan porquê?  Porque infelizmente a massa que usei contem óleo de palma. É de todo a não consumir óleo de palma (podem ler mais sobre o porquê aqui). Porém, no supermercado que tinha mais perto de mim era a única massa fresca que havia que não continha ingredientes de origem animal.


Passando à receita:

Ingredientes:

Massa folhada
1 cebola
200gr de cogumelos Paris frescos
1 cenoura média
1 metade de pimento vermelho (tamanho médio)
1 colher de sopa de alho em pó
1 colher de sopa de levedura de cerveja
Sal & pimenta preta q.b.
1 colher de sopa de molho de soja biológico
1 colher de café de açafrão



Numa frigideira colocar a cebola picada a refogar. Quando começar a ficar translúcida colocar os cogumelos picados, ir adicionando a cenoura ralada e o pimento picado. Envolver tudo e adicionar o alho em pó, sal e pimenta. Envolver novamente, adicionar a levedura de cerveja, mexer e juntar o molho de soja. Podem adicionar um ou outro tempero de que gostem, salsa, tomilho por exemplo.

Depois de estar cozinhado reservar e retirar a massa folhada do frigorifico. É importante que a massa esteja no frigorífico até à hora de ser utilizada, assim como ler as instruções de preparação da mesma, por exemplo, pré-aquecer o forno a 200ºC e cozinhar durante 20 minutos.

Após o recheio estar pronto e a massa estendida, distribuí-lo com cuidado para uma das partes da massa, de modo a que depois cubram com a outra metade. Usar um pouco de água para selar a massa e terminar fazendo pequenas pressões com um garfo nas extremidades.

Nesta última fase é onde vamos dar utilidade ao açafrão. Numa pequena taça juntar uma colher de café de açafrão e um pouco de água, misturar e pincelar a massa por cima, é muito melhor do que usar gema de ovo, por todas as razões e mais algumas.
Fica com um douradinho uniforme que até arregala a vista!

Depois é só fazer 3 cortes vertical na parte de frente da massa e levar ao forno seguindo as indicações da embalagem da massa.

Espero que gostem da sugestão!



Esta receita é super versátil e pode ser sempre variada, pois o receio é aquilo que a nossa imaginação quiser.

Comentários