Pataniscas de curgete 100%vegetal

Pataniscas de curgete

(sem ovos, sem glúten)


Esta pequena delícia foi feita a partir da receita e sugestão do blog Dicas da Oksi.

Este blog é um dos meus favoritos e tem receitas de fazer água na boca!

Segui a receita tal e qual é explicado no blog da Oksi, podem vê-la aqui:


As pataniscas são muito fáceis de confeccionar e é uma opção rápida, saudável e saborosa!

Ingredientes:
  • 1 Curgete média – sem casca e ralada
  • 1 Dente de alho – ralado
  • 1 “Ovo” de linhaça – ou seja 1 colher de sopa de linhaça + 3 colheres de sopa de água (misturar muito bem)
  • Sal e pimenta q.b.
  • ½ Chávena de farinha de grão de bico (podem comprar nas lojas Celeiro, por exemplo) – eu coloquei cerca de 100gr +/-
  • Salsa picada
  • Acrescento à receita original uma cebolinha pequena, ou meia cebola, depende do tamanho.


Numa taça grande basta colocar todos os ingredientes e misturá-los com a mãos até ficarem bem envolvidos. 

Numa frigideira antiaderente colocar o azeite q.b. e colocar um pouco do preparado. 

Eu coloquei uma colher de sopa, e como a Oksi diz na sua receita, fui achatando com a parte de trás da colher até ficar com a forma quase de uma panqueca. 

Depois é só verificar a fritura, as minhas não precisaram de 4 minutos de cada lado. É uma questão de irem verificando se já descola da frigideira e depois virar e deixar fritar do outro lado. A mim dá-me mais jeito usar dois "salarares" para vir as pataniscas.

Para mais pormenores vão ao link que deixei acima e vejam o passo-a-passo e explicação da Oksi.


A minha sugestão, visto que é algo extremamente versátil, é colocar um pouco de cebola picadinha ao preparado! Vou experimentar assim da próxima vez, que deve ser em breve!

Depois as aventuras de combinações com estas pataniscas são várias, se alguma delas fizer sucesso volto a partilhar convosco!


Bom apetite!


Comentários