Pequeno-almoço - "Pudim" de Chia

Pequeno-almoço - "Pudim" de Chia



Desde pequenos que ouvimos que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia.

Um mau pequeno-almoço replicado vezes sem conta tem impactos nocivos no nosso bem-estar.

Esta foi a refeição do dia que tive mais dificuldade em alterar. Porquê?

Em qualquer mudança encontramos vários obstáculos; um dos grandes é a falta de conhecimento que, arrasta consigo a falta de vontade para uma espiral sem fim. Misturamos a estes dois ingredientes os nossos gostos... e está o caldo entornado!
Nascida e criada no meu belo Alentejo, como lá se costuma dizer, nenhum Alentejano vive sem pão!
...O meu pecado número 1.

Comer pão todos os dias e, pão sem grande qualidade, com uma quantidade enorme de ingredientes que não lembram a quem foi criada com "pão verdadeiro" estava a arruinar a minha vida. Fisicamente creio que podem imaginar como me sentia a comer pãozinho todos os dias! Mesmo assim, era um vício alimentar do qual tive muita dificuldade em libertar-me. Sinceramente, só após o Detox é que o meu mindset mudou. Não podia cair nos mesmos erros e baixar os braços, depois de ter o meu organismo desintoxicado e rejuvenescido!

As nossas escolhas têm que ser verdadeiramente conscientes. Escutar o nosso corpo é fundamental para saber o que ele precisa, do que padece e que alterações realizar.
Cuidar do corpo é cuidar do espirito, da nossa energia. Deste modo também estamos a cuidar de todos aqueles que estão à nossa volta. 
Algo que aprendi é que tudo é primeiramente interior, só depois exterior. A conexão entre ambos é extremamente forte, por isso o equilíbrio o único caminho que me faz sentido percorrer.

Por isso continuei com a mudança alimentar que abracei desde o final de 2015. Sem pressas, sem rótulos, sem stress. Passo a passo!


Como opção saudável existem os chamados "overnights". Há quem faça com aveia (overnight oats), quem faça com chia, etc.

Eu gosto de fazer os meus com chia. É muito fácil de preparar. Coloco uma colher de sopa cheia com chia num recipiente de vidro e adiciono um pouco de leite vegetal de aveia (pode ser outro leite vegetal do vosso gosto). Misturo tudo e fecho o recipiente, que fica a repousar durante toda a noite no frigorífico.

De manhã, com a chia hidratada e consistente, adiciono fruta a gosto. É uma opção muito prática para transportar quer para as aulas, emprego, etc...

Esta aqui na foto tem: maçã reineta pequenina cortada aos pedacinhos, morangos e mirtilos Bio.


No final... é só atacar! :)



foto por Meal Meditation

Comentários